top of page

Ato Solene em Alusão ao Dia Mundial da Asma é Realizado Pelo Deputado Flávio Nogueira com o Apoio da Colabore com o Futuro e ABRA



O deputado Flávio Nogueira presidiu um ato solene, nesta terça-feira, dia 7 de maio, na Câmara dos Deputados, em alusão ao Dia Mundial da Asma com, o apoio da Colabore com o Futuro e da ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos.


O objetivo do evento foi chamar a atenção para essa doença respiratória crônica, que afeta cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil e mais de 300 milhões no mundo. Dados recentes revelam que a prevalência de asma no Brasil é de 4,6%, em adultos, e de 12,1%, em crianças.


Na avaliação de Flávio Nogueira, a asma representa um fardo para os pacientes e suas famílias, além de um desafio para a saúde pública brasileira. Ele citou um levantamento do Datasus para destacar a gravidade da doença: “O levantamento revela que, atualmente, ocorrem 350 mil internações causadas pela asma, por ano, sendo que, de 3 a 6 pessoas, morrem em decorrência da doença todos os dias”.



O parlamentar enfatiza que cerca de 10% dos pacientes têm asma grave, associada ao aumento da morbidade e mortalidade, afetando, negativamente, a condição psicológica e o nível socioeconômico dos pacientes. “Considerando os dados de 2008 a 2021, o Brasil teve mais de 8 mil mortes e mais de 1,7 milhão de internações por asma. Neste período, a região Nordeste registrou o maior número absoluto de óbitos e internações entre homens e mulheres”, observa.


A ocasião contou com diversos especialistas que abrilhantaram o evento:


Dr. José Eduardo Delfini Cançado - Sociedade Brasileira de Pneumologia

Dr. Fabio kuschnir - ASBAI

Dr. Pedro Francisco Giavina Bianchi Junior

Dr. José Roberto Megda Filho

Dra. Angela Honda - Fundação Pró Ar

Sr. Claudio Abrahão do Amaral - ABRA

Dra. Josélia Cintya Quintão Pena Frade


Confira as fotos do evento.







29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page