top of page

Audiência Pública: Prevenção, combate e reabilitação aos diversos tipos de cegueira




No dia 04 de julho de 2024 foi realizada Audiência Pública pela Deputada Fernanda Pessoa (União – CE) para alertar sobre a Prevenção, o combate e a reabilitação aos diversos tipos de cegueira, abril marrom.


Em audiência, o Ministério da Saúde Arthur de Almeida Medeiros, Coordenador Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, afirmou que atualmente o Brasil conta com 309 centros especializados em reabilitação, dos quais 94 possuem componentes de reabilitação para pessoas com deficiência visual.


Ângela Sousa, representante da Retina Brasil, destacou a dificuldade dos usuários do SUS em acessar oftalmologistas, mencionando que o tempo mínimo para conseguir atendimento é de dois anos. Ela apontou como desafios para os pacientes com problemas de visão no SUS o acesso limitado para pessoas que vivem em áreas rurais, dificuldade em obter serviços básicos e especializados, o que afeta o cuidado preventivo da visão.


Como próximos passos: A deputada Fernanda Pessoa (União-CE) afirmou que 70% dos casos de pessoas que se tornaram cegas poderiam ter sido evitados com diagnóstico preciso. Informou que levará as sugestões para discussão junto com sua assessoria, a fim de definir a melhor forma de atender às demandas apresentadas.






Confira algumas fotos do evento





1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page