A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) anunciou a pauta da sua 126ª Reunião Ordinária, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2024. Este evento crucial será dividido em 3 pautas específicas:
Medicamentos;
Produtos e Procedimentos; e
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.
Comitê de Medicamentos - 1º de fevereiro, 9h às 18h
No primeiro dia, o Comitê de Medicamentos abordará diversas questões essenciais para o avanço da saúde no país. Destacam-se a assinatura das atas da reunião anterior, a avaliação inicial de rivastigmina para o tratamento de Parkinson e demência, além da apreciação de medicamentos para o tratamento de doença falciforme e hemoglobinúria paroxística noturna. Entre os temas, ressalta-se a importância da avaliação de derisomaltose férrica para o tratamento de anemia por deficiência de ferro.
Comitê de Produtos e Procedimentos - 2 de fevereiro, 9h às 13h
No segundo dia, o foco será nos Produtos e Procedimentos. Destaque para a assinatura da ata da reunião anterior e a análise das contribuições da consulta pública sobre temas como testes moleculares para detecção de HPV, identificação de mutações em câncer de pulmão, diagnóstico de HTLV 1-2 em gestantes, e ablação térmica por radiofrequência para o tratamento do câncer de cólon e reto.
Comitê de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - 2 de fevereiro, 14h às 18h
Ainda no segundo dia, o Comitê de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas discutirá importantes protocolos, incluindo a profilaxia pós-exposição de risco (PEP) à infecção pelo vírus HIV, IST e hepatites virais. Também discutirá a apreciação inicial do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o câncer de mama. Este é um marco importante na busca por uma atenção mais dedicada à saúde das mulheres, especialmente aquelas com câncer metastático.
A inclusão do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o câncer de mama na pauta é uma conquista significativa. Este passo é resultado de esforços conjuntos da Colabore com o Futuro com o Ministério da Mulher por meio do Movimento #RespeiteMeuPeito, que visa garantir maior atenção à saúde das mulheres, e tem como um dos focos aquelas afetadas por essa condição. A desassistência a mulheres com câncer metastático, que não estão recebendo o antineoplásico oral a que têm direito, é um problema que está sendo enfrentado por nós com muita determinação.
Este avanço na agenda da Conitec é uma oportunidade de reforçar o compromisso com a saúde da mulher e ressaltar a importância de garantir acesso a tratamentos adequados. A Colabore com o Futuro orgulha-se de fazer parte desse esforço coletivo em prol da saúde e do bem-estar.
Para saber tudo o que será discutido durante a primeira reunião da Conitec de 2024, acesse nosso site em notícias (também na bio)
Commenti