A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (25), uma sessão solene em alusão ao mês de conscientização das doenças cardiovasculares. A iniciativa foi do Deputado Zacharias Calil (União-GO), com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Colabore com o Futuro e do GAC - Grupo de Advocacy em Cardiovascular.
O Deputado Zacharias Calil destacou que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, ressaltando que mais de 17 milhões de pessoas morrem anualmente devido a problemas cardíacos, sendo cerca de 400 mil dessas mortes registradas no Brasil. Ele enfatizou a urgência de ações concretas e a implementação de políticas públicas eficazes para reverter essa situação alarmante.
Neste Setembro Vermelho, lembremos que a saúde do coração é uma responsabilidade de todos nós, todos os dias do ano. Vamos reforçar o compromisso com a prevenção de doenças do coração e a promoção de um controle adequado do colesterol ruim, cuidando da nossa saúde cardiovascular com seriedade e dedicação.
Especialistas reforçam que "controlar o colesterol ruim é essencial para que pacientes que já passaram por um infarto ou AVC não tenham recorrências, que são mais frequentes após o primeiro evento".
Ainda que a alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos sejam fundamentais para uma vida saudável, para muitos pacientes, essas medidas sozinhas não são suficientes para atingir o controle necessário do colesterol. Com o avanço da ciência, surgem tratamentos mais eficazes, que oferecem conveniência e segurança para manter o LDL sob controle, especialmente em pacientes de muito alto risco.
Infelizmente, no Brasil, 92,6% dos pacientes que sofreram infarto ainda não conseguem manter o colesterol ruim abaixo do valor recomendado. Isso demonstra a necessidade urgente de uma abordagem mais ampla e eficaz, combinando tratamentos médicos com mudanças no estilo de vida, para controlar esse fator de risco silencioso, mas devastador.
Cuidar da saúde cardiovascular não deve ser lembrado apenas durante o Setembro Vermelho, mas durante todo o ano. As doenças cardiovasculares continuam a ser um grande desafio, e controlar o colesterol é uma das principais estratégias para reduzir o risco de infarto e AVC. Embora muitos conheçam o termo "colesterol", uma pesquisa recente revelou que 64% dos brasileiros desconhecem seu risco cardiovascular e a meta adequada de LDL que precisam atingir para proteger o coração.
Precisamos mudar essa realidade. O controle eficaz do colesterol ruim não pode ser subestimado. Embora a adoção de hábitos saudáveis seja importante, muitos pacientes precisam de suporte medicamentoso para atingir suas metas. A conscientização sobre a importância de manter o colesterol sob controle, combinada com o acesso a novas opções de tratamento, é fundamental para prevenir novos eventos cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida.
A conscientização, o incentivo ao autocuidado e o acesso a novos tratamentos são passos fundamentais para cuidar do nosso coração com responsabilidade e dedicação.
Commentaires