Andrea Bento, especialista em mobilização social , co-fundadora da Colabore com o Futuro deu uma entrevista para Natalia Cuminale do Futuro da Saúde, sobre a importância do engajamento da sociedade e atuação do legislativo para agilidade em políticas públicas de saúde. Acesse a matéria completa aqui.
Para Andrea, o contato remoto foi um facilitador nessa aproximação dos parlamentares. “Reuniões online realizadas com maior agilidade e, dessa forma, vários requerimentos de urgência foram aprovados”. Dentre eles, ela cita o PL 6330/2019, da quimio oral, que foi vetado em 2019, mas resultou na publicação de uma Medida Provisória que garantiu o tratamento em casa para o paciente com câncer. “Com o engajamento da sociedade civil e a atuação do legislativo, o PL foi votado em tempo recorde nas duas casas e com a pressão feita na casa civil”, afirmou Andrea.
O artigo também aborda demais aspectos como a ampliação de discussões sobre saúde pós-pandemia pelo Congresso, evidenciado por mais projetos de lei e formação de frentes parlamentares. Parcerias com entidades e diálogo aberto que ajudam a impulsionar debates que focam em temas como câncer, saúde mental e telemedicina.
Comentarios