top of page

Colabore participa do III Fórum da Rede Norte e Nordeste de Associações de Pacientes Reumáticos



Temos o prazer de compartilhar o resumo do que aconteceu no "III Fórum da Rede Norte e Nordeste de Associações de Pacientes Reumáticos", realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023, em Fortaleza, CE.




O Fórum foi realizado pelo GARCE (Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará), que coordena a Rede Norte e Nordeste de Pacientes Reumáticos e teve como o objetivo capacitar as associações que compõe a coalização, trazendo palestras e discussões importantes no âmbito de políticas públicas, jornada de acesso à saúde, fluxos de acesso aos pacientes, funcionamento do SUS em todos os níveis, o papel da indústria na saúde, a importância da participação social nos processos de avaliação de tecnologias em saúde, atenção e cuidados aos pacientes, advocacy na prática, comunicação estratégica, bem como boas práticas para as associações do setor.



O evento teve início no dia 23 com um jantar de boas-vindas, onde os participantes puderam desfrutar de uma atmosfera agradável no Hall da Piscina do Hotel Oásis Atlântico Imperial em um ambiente amistoso e acolhedor e apresentar os projetos de suas associações.


No dia seguinte fomos presenteados com importantes palestras apresentadas com o Dr. Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia; o Dr. Max Victor Carioca Freitas da Sociedade Cearense de Reumatologia, a Dra. Maria Inês Gadelha, gestora de saúde; a Dra. Luciene Alice da Silva, coordenadora da Secretaria de saúde do Ceará; Dr. Heber Dobis, diretor do CONASS; a Dra. Wanda Heloísa Ferreira, Coordenadora das Associações de Pacientes junto à Sociedade Brasileira de Reumatologia e muitas outras palestras de associações e iniciativa privada que abrilhantaram o evento, trazendo poderosos insights sobre as temáticas.


No último dia houveram mais duas palestras sobre cuidados com o paciente com a Dra. Sandra Allegreti - Coordenadora do Serviço de Psicologia do GARCE e Dr. Francisco Sales Ferreira - Médico, Vice-presidente do Instituto Gruparj Petrópolis.


A Colabore com o Futuro encerrou os trabalhos com a Oficina Protagonistas da Transformação, que vem acontecendo de forma online desde junho e contou com dois workshops com atividades práticas e debates ministrados pela Soraya Araújo, sócia da Colabore com o Futuro e Especialista em Relações Institucionais na Área da Saúde sobre implementação do advocacy na prática para resoluções de problemas.



Mayara Viana, Especialista em Marketing Digital da Colabore com o Futuro, deu uma aula com atividade prática sobre comunicação estratégica de causas, storytelling e como explorar cada canal de comunicação para aumentar o engajamento da audiência nestas causas.






A Soraya Araújo ainda foi homenageada com a Comenda "Amigos do Garce" em agradecimento a toda contribuição prestada durante todos esses anos de parceria e houve também a premiação de duas associações que apresentaram projetos disruptivos para a melhoria do atendimento do SUS aos pacientes.




Foi um evento excelente, repleto de troca e aprendizado propiciado por um ambiente seguro e acolhedor. Juntos, avançamos em direção a um melhor entendimento e cuidado das doenças reumatológicas.


Agradecemos especialmente à Marta Marta Azevedo, Presidente do GARCE e ao Marco Aurélio Azevedo Diretor&Advocaty do GARCE pela confiança, parceria e amizade!
















7 visualizações0 comentário
bottom of page