top of page

Consulta Pública de Asma - Sua Participação EntusiASMA!




No Brasil, até 2 mil pessoas, incluindo muitas crianças, perdem a vida anualmente devido à asma. A condição, quando não controlada, pode devastar a qualidade de vida dos pacientes, trazendo cansaço extremo, falta de ar e dificuldades para realizar até mesmo tarefas simples do cotidiano.



Lutar para que essas pessoas tenham acesso a tratamentos que controlem adequadamente a doença e ofereçam qualidade de vida é uma responsabilidade de todos nós e isso pode ser mais simples do que muitos imaginam.


Você sabe como podemos fazer isso?

Por meio da participação social!


Participação social é quando participamos das decisões do governo para garantirmos que a nossa opinião e necessidade sejam consideradas pelos tomadores de decisão. E uma das formas de fazer isso é por meio de consultas públicas!


E o que é Consulta Pública?

Uma Consulta Pública (CP) é um formulário online, para que a população possa dar a sua opinião sobre um tema e desta forma participar das decisões do governo que afetam o nosso dia a dia.


O governo realmente considera a opinião da população?

Sim! Um exemplo é que, em 2021 e em 2022, foram abertas duas consultas públicas sobre a disponibilização do imunobiológico dupilumabe para pessoas com asma grave e asma alérgica pelos planos de saúde.


Milhares de pessoas participaram desta decisão, dando sua opinião em um formulário online, o que resultou no acesso do tratamento para os pacientes com asma pela Saúde Suplementar.


Notícia que entusiASMA:

A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) está avaliando a disponibilização de dupilumabe para pessoas com asma alérgica grave a partir dos 6 anos pelo SUS!


Considerando que cerca de 17% dos pacientes com asma grave estão desassistidos, essa inclusão não apenas melhorará suas vidas, mas também trará economia ao sistema de saúde.


Antes de finalizar sua recomendação, o governo quer sua opinião!


Como participar?

Embora a consulta pública ainda não esteja aberta, é vital que você esteja preparado para participar. Criamos um tutorial rápido que explica como acessar o site do governo e participar da consulta pública assim que ela for disponibilizada.


Assista e prepare-se para fazer a diferença:




Quer se envolver ainda mais?

Compartilhe esta informação com amigos e familiares e junte-se à nossa comunidade “Juntos Contra a Asma”. É um espaço seguro para troca de experiências, onde você também será notificado assim que a consulta pública estiver disponível.



Vamos juntos ajudar a garantir tratamentos inovadores para a asma no SUS!




MAT-BR-2402100 – Maio/24

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page