top of page

DÁ PRA MUDAR ESSA HISTÓRIA NO SUS!



Pacientes com dermatite atópica (DA) ainda não recebem imunobiológico pelo SUS!


Mas com a sua voz, DÁ pra mudar essa história!



O que é Dermatite Atópica?



A Dermatite atópica (DA) é uma doença crônica, caracterizada por uma inflamação na pele que causa muitas lesões e coceira e afeta a qualidade de vida não só de quem a tem, mas também da família e de seus cuidadores.


Infelizmente a DA também impacta a saúde emocional dos pacientes, que precisam lidar com o preconceito da sociedade em relação à aparência de sua pele.


Em casos moderados a graves, os pacientes não conseguem ter a DA controlada com corticoides e imunossupressores e precisam de terapias avançadas como imunobiológicos que ofereçam qualidade de vida.


Por isso, é importante garantir o acesso a tratamentos que controlem adequadamente a doença e ofereçam qualidade de vida aos pacientes atópicos, e todos nós podemos ajudar nisso.


Como garantir o acesso a mais tratamentos?


Uma das maneiras mais eficazes de garantir que os pacientes tenham acesso a tratamentos inovadores é por meio da participação social.


Participação social é quando participamos das decisões do governo para garantirmos que a nossa opinião e necessidade sejam consideradas pelos tomadores de decisão. E uma das formas de fazer isso é por meio de consultas públicas!


O que é Consulta Pública?


Consulta Públicas (CPs) são formulários na internet, para que a população possa dar a sua opinião sobre um tema e desta forma participar das decisões do governo que afetam o nosso dia a dia.


DÁ Pra Mudar Essa História participando de CPs?



Sim! Um exemplo é que, em 2023 e em 2024, foram abertas duas consultas públicas sobre a disponibilização do imunobiológico dupilumabe para adultos e crianças com dermatite atópica grave pelos planos de saúde. 


Quase 20 mil pessoas participaram dessa decisão, dando sua opinião em formulários online, o que resultou no acesso do tratamento para todos os pacientes com DA grave na lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde.




Agora DÁ Pra Mudar Essa História no SUS!


Estão abertas duas consultas públicas, que são formulários na internet, onde todos podem dar a sua opinião sobre a disponibilização de tratamentos para a dermatite atópica pelo SUS. Preencha o formulário online e opine nas consultas públicas número 37 e 38 sobre a disponibilização de:


- Dupilumabe para o tratamento de dermatite atópica moderada a grave em crianças; e

- Dupilumabe, abrocitinibe e upadacitinibe para o tratamento de dermatite atópica moderada a grave em adolescentes.


- Dupilumabe, abrocitinibe, upadacitinibe  e baricitinibe para o tratamento de dermatite atópica moderada a grave em adultos



Infelizmente, a recomendação inicial do governo foi de NÃO DISPONIBILIZAR importantes tratamentos para dermatite atópica moderada a grave em crianças, adolescentes e adultos.


Mas, DÁ PRA MUDAR ESSA HISTÓRIA!


A sua participação nessas consultas públicas pode ajudar a REVERTER esta decisão inicial de negativa em POSITIVA, tornando possível a disponibilização de um arsenal terapêutico, que permita garantir mais qualidade de vida para crianças, adolescentes e adultos com dermatite atópica grave a moderada pelo SUS. 


SAIBA COMO GARANTIR SUA PARTICIPAÇÃO:


Preparamos um tutorial de poucos minutos para que você possa entender como participar das duas consultas públicas e ajudar a disponibilizar o acesso a mais tratamentos para a DA pelo SUS!






Apoie esta causa!


Compartilhe esta página com os seus amigos e familiares para que eles também participem da consulta pública!


Vamos juntos ajudar a garantir tratamentos inovadores para a DA no SUS!



MAT-BR-2402511 - 06/2024


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page