O tabagismo é uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo. Por isso, no dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Deputado Flavio Nogueira e a Colabore com o Futuro fizeram um importante evento na Câmara dos Deputados em Brasília: o Ato Solene "Dia Nacional de Combate ao Fumo".
Durante o evento, foram destacadas doenças graves causadas pelo tabagismo, como DPOC, asma, câncer de pulmão e doenças cardiovasculares, que sobrecarregam o sistema público de saúde. Especialistas na causa trouxeram importantes aspectos no combate e prevenção de doenças causadas pelo fumo.
Ministério da Saúde
O Dr. José Barreto Campelo - Coordenador Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde - enfatizou a urgência de intensificar as ações contra o fumo, apresentando iniciativas que visam melhorar o diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão.
Sociedade Brasileira de Pneumologia
O Dr. Ricardo Amorim Corrêa destacou a importância da cessação do tabagismo e a preocupação com os dispositivos eletrônicos, que atraem os jovens e liberam mais nicotina que os cigarros comuns. Ele enfatizou a necessidade de campanhas contínuas de conscientização.
Universidade Federal de Goiás
O Dr. Marcelo Rabahi alertou para a gravidade da DPOC, que já é a terceira causa de morte no mundo. Ele enfatizou a importância do diagnóstico precoce e criticou a falta de medicamentos específicos no programa Farmácia Popular.
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
O Dr. Ricardo Luiz de Melo Martins destacou a redução do consumo de tabaco no Brasil, mas alertou sobre o aumento do uso de cigarros eletrônicos entre jovens. Ele enfatizou a necessidade de melhorar o atendimento na atenção primária para tratar doenças respiratórias.
Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O Dr. Frederico Fernandes ressaltou que a DPOC é a quarta maior causa de morte no mundo e que o tabagismo é a principal causa da doença. Ele destacou a importância de campanhas antitabagismo e da capacitação de profissionais de saúde para diagnosticar a DPOC.
Santa Casa de São Paulo
O Dr. Roberto Stirbulov falou sobre o manejo da DPOC no SUS, apontando a necessidade de melhorias, como a inclusão de espirometria e tratamentos mais eficazes. Ele também destacou a importância da promoção da atividade física e da vacinação.
Associação Brasileira de Apoio a Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas
Flávia Lima destacou os desafios enfrentados pelos pacientes com DPOC, incluindo o difícil acesso ao diagnóstico e tratamento. Ela pediu mais ações de conscientização e políticas públicas para atender às necessidades desses pacientes.
Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo
A Dra. Sandra Marques ressaltou a importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento do tabagismo e destacou o uso da tecnologia para ampliar o acesso ao tratamento por meio da telessaúde.
Parlamentares
O deputado Dr. Zacharias Calil alertou sobre o risco dos cigarros eletrônicos e destacou que o Brasil é referência no combate ao tabagismo. Já o deputado Flávio Nogueira enfatizou a necessidade de campanhas de conscientização para combater o aumento do uso de dispositivos de fumar entre jovens.
Para sensibilizarmos ainda mais a sociedade sobre os riscos do fumo, promover a conscientização sobre a importância de medidas preventivas e trazer mais fôlego para esta causa, criamos uma ação lúdica e educativa para "testar o fôlego" dos participantes do evento. Todos os participantes entraram na brincadeira e encheram balões de ar, ao final tiramos uma foto na frente do Congresso Nacional onde cada um segurou o seu balão. Uma brincadeira que pode parecer simples, mas traz um importante alerta para a saúde dos pulmões abrilhantando ainda mais o evento.
Reforçamos o nosso compromisso na combate contra o fumo para que possamos alcançar uma sociedade mais saudável e otimização dos recursos do Sistema Único de Saúde.
Comments