top of page

Eleições de 2024 terão Consulta Popular sobre questões locais



Nas eleições municipais de 2024, uma nova era democrática se inicia com mais possibilidades de participação social para a população! Pela primeira vez, além de escolher nossos representantes municipais, teremos o poder de moldar o futuro de nossas cidades através de consultas populares.



A novidade é que poderemos responder perguntas, como por exemplo, se preferimos que seja construída uma creche ou um posto de saúde em determinado bairro da nossa cidade. É uma maneira de apontarmos ao governo as nossas necessidades.



A ideia de consultas populares nas eleições surgiu a partir da emenda constitucional 111 de 2021 que nos presenteia com essa oportunidade de participação ativa na gestão local. As perguntas, que serão aprovadas previamente pelas Câmaras de Vereadores, refletirão as aspirações da comunidade. É hora de sermos os arquitetos de nossa própria realidade!



Contudo, em meio às inovações, a responsabilidade se faz presente. A Justiça Eleitoral está vigilante contra desinformação. Penas severas aguardam aqueles que disseminam fake news ou utilizam inteligência artificial para enganar os eleitores. Vamos exercer nosso direito com consciência e verdade.



Além disso, as audiências públicas do TSE estão debatendo o uso da tecnologia, especialmente a inteligência artificial, nas eleições. É crucial estabelecer limites para garantir a transparência e a autenticidade do processo democrático.



Outras mudanças incluem a presença das federações partidárias, a redução no número de candidaturas e a possibilidade de doações via Pix.



Nós da Colabore com o Futuro, que defendemos a construção de um futuro melhor para todos por meio da ampliação ao acesso à saúde de forma colaborativa, acompanharemos as novidades sobre o tema de perto para que você saiba tudo sobre este assunto tão importante para todos nós!



Participar é a chave para construir a sociedade que queremos.


1 visualização0 comentário
bottom of page