Financiamento de medicamentos para câncer de mama
- Mayara Figueiredo Viana
- 28 de mar.
- 1 min de leitura
A Comissão de Saúde aprovou, nesta quarta-feira (26), o requerimento 36/2025, que solicita o envio de requerimento de informação ao Ministério da Saúde quanto ao financiamento dos medicamentos propostos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Câncer de Mama. A proposta é de autoria da deputada Silvia Cristina (PP-RO).
A parlamentar propõe que a pasta preste as seguintes informações:
- Qual será a forma de aquisição, financiamento e distribuição dos novos tratamentos incorporados no PCDT de câncer de mama, notadamente os medicamentos inibidores de ciclina (CDK) 4 e 6 e trastuzumab entansina?
- Caso essas definições ainda não tenham sido feitas, qual é o prazo do Ministério da Saúde para definir e garantir o financiamento dos novos tratamentos incluídos no PCDT de câncer de mama, publicado pela Portaria nº 17, de 25 de novembro de 2024?
- Haverá alguma prioridade ou cronograma específico para a efetiva disponibilização desses tratamentos no SUS?
- Como será garantido o acesso equitativo aos pacientes, especialmente para aqueles em regiões mais remotas ou em situação de vulnerabilidade?
Agora, a proposta será protocolada como requerimento na Comissão de Saúde. Após a apresentação, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados designará um relator para emitir parecer sobre a proposição. Após a aprovação, o requerimento será encaminhado ao Ministério da Saúde, que terá o prazo de 30 dias para apresentar uma resposta.
Continuamos acompanhando este tema e atuando por meio do advocacy para garantir o acesso que é direito dos pacientes.
Acompanhe o nosso trabalho pelo movimento "Respeite Meu Peito": https://www.respeitemeupeito.com.br/
Comments