top of page

Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Reumáticas e Autoimunes é lançada com o apoio da Colabore com o Futuro e GARCE


No dia 23 de abril, um marco importante foi estabelecido na Câmara dos Deputados com o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Reumáticas e Autoimunes que teve o apoio da Colabore com o Futuro e do GARCE - Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará.




A iniciativa foi liderada pela deputada Fernanda Pessoa (União-CE), que ressaltou a necessidade crucial de união em torno dessas questões de saúde pública. Em seu discurso, ela destacou os desafios enfrentados pelos pacientes, como a escassez de medicamentos no SUS e a falta de terapias específicas, enfatizando a urgência do diagnóstico precoce e da acessibilidade a todos.




Helena Maria Romcy, presidente da Associação Brasileira dos Enfermeiros Auditores, compartilhou sua perspectiva sobre as dificuldades de acesso ao tratamento e ao diagnóstico precoce, ressaltando seu impacto não apenas físico, mas também na saúde mental dos pacientes e dos profissionais de saúde.




Andrea Bento, co-fundadora da "Colabore com o Futuro", trouxe à tona os desafios enfrentados pelos pacientes ao longo de suas jornadas, enfatizando a necessidade de mais atenção a mais de 300 doenças reumáticas que afetam cerca de 15 milhões de pessoas.





Marco Aurélio Tavares Azevedo, coordenador do GARCE - Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará, destacou a importância de fortalecer políticas voltadas para essas condições, visando um diagnóstico precoce e um acesso rápido e justo aos tratamentos essenciais.




Hellen da Silveira de Carvalho, representando a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), sublinhou o papel crucial da conscientização e da educação sobre essas doenças, além da necessidade de diagnósticos e tratamentos adequados para todas as faixas etárias.





Davi Soares Bulcão, da Sociedade Cearense de Reumatologia, compartilhou histórias impactantes de pacientes cujas vidas foram drasticamente afetadas por doenças reumáticas, destacando a importância da Frente Parlamentar como um marco na busca por melhorias na qualidade de vida desses brasileiros.




A médica reumatologista Suyane Ribeiro Bezerra ressaltou a magnitude do impacto das doenças reumáticas na qualidade de vida e na sobrevida dos pacientes, destacando a necessidade premente de garantir o acesso a médicos especializados e tratamentos eficazes.





Por fim, a Deputada Meire Serafim (União- AC), portadora de fibromialgia, compartilhou sua experiência pessoal e enfatizou a importância de ampliar o tratamento, especialmente em regiões menos atendidas, como o Norte do país. Ela também mencionou seu projeto de lei sobre a saúde mental como um passo vital no combate aos desafios enfrentados pelos pacientes com doenças reumáticas e autoimunes.



Esta Frente Parlamentar é um passo muito importante, fruto da união de parlamentares, associações, pacientes e sociedade civil na construção de um caminho da promoção de mais qualidade de vida por meio da ampliação do acesso à saúde para os pacientes com doenças reumáticas e autoimunes.



Lutar por essa causa, traz mais inclusão e igualdade para milhões de brasileiros, por isso, continuaremos nossos esforços em prol desta causa, engajando diversos atores nas decisões em saúde para a construção de políticas públicas que atendam as reais necessidades desses pacientes.


Confira algumas fotos do evento.



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page