Está aberta até 29 de outubro a Consulta Pública sobre a proposta de incorporação da tecnologia para rastreamento do Câncer de Colo do Útero. O procedimento – citologia em meio líquido – é uma forma de diagnóstico da doença e ainda não está disponibilizado pelo SUS.
Atualmente, a prevenção e o diagnóstico deste tipo de câncer são feitos por meio do exame conhecido como Papanicolau. A incorporação da citologia em meio líquido foi solicitada por essa alternativa apresentar melhor vantagem na preparação da lâmina do exame.
Para avaliar essa proposta, a Conitec analisou estudos comparativos entre o procedimento demandado e o já existente no SUS (Papanicolau). Nesses estudos não foram verificados benefícios superiores entre a citologia e o procedimento já oferecido. Por isso, o Plenário recomendou, inicialmente, a não incorporação.
Agora o tema segue para receber a contribuição da sociedade por meio da Consulta Pública disponível no site. As contribuições serão avaliadas para emissão da recomendação final.
Mais informações sobre a doença e a tecnologia você encontra no Relatório para a Sociedade e no Relatório Técnico, ambos disponíveis no site oficial da Comissão.
Fonte: Site da Conitec
Comments