Do dia 22 de novembro ao dia 11 de dezembro estão abertas duas consultas públicas para asma. Uma delas é para a incorporação de dupilumabe no SUS, que irá atender, além de outros pacientes, os 17% das pessoas que estão hoje desassistidas, incluindo crianças.
Até 2 mil pessoas morrem todos os anos devido à asma no Brasil, e muitas dessas pessoas são crianças.
A asma é uma condição séria que exige atenção e cuidado constante. Para que os pacientes possam seguir o tratamento adequado, precisamos fazer a nossa parte enquanto sociedade e ajudar a garantir que o Sistema de Saúde disponibilize alternativas terapêuticas conforme a necessidade de cada paciente para que nenhuma pessoa fique desassistida!
Chegou a hora de fazermos a nossa parte: Está aberta a Consulta Pública de asma!
A Conitec - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, está avaliando a disponibilização de dupilumabe para pessoas com asma com fenótipo alérgico a partir dos 6 anos pelo SUS!
Isso é muito importante, pois hoje, os tratamentos disponibilizados atualmente pelo SUS para asma alérgica grave não atendem a todos os pacientes, deixando cerca de 17% de pessoas sem opções de tratamento.
A inclusão de dupilumabe representa não apenas mais bem-estar aos pacientes, mas também economia para o sistema de saúde.
Mas antes de fazer a sua recomendação final, o governo precisa saber a opinião sobre este tema dos pacientes, profissionais de saúde e da sociedade em geral por meio de uma consulta pública.
O que é Consulta Pública?
Uma Consulta Pública (CP) é um formulário online, para que a população possa dar a sua opinião sobre um tema e desta forma participar das decisões do governo que afetam o nosso dia a dia.
Saiba como participar!
Preparamos um tutorial de poucos minutos para que você possa garantir a sua participação na consulta pública!
Quer se engajar ainda mais nesta causa?
Compartilhe esta página com os seus amigos e familiares e entre para a comunidade “Juntos Contra a Asma”!
Lá é um local seguro para a troca de experiências e você poderá saber em primeira mão, quando a consulta pública for aberta!
Vamos juntos ajudar a garantir tratamentos inovadores para a asma no SUS!
Comments