Padilha apresenta prioridades de sua gestão e anuncia participação em reunião da Conitec
- Mayara Figueiredo Viana
- 14 de mar.
- 2 min de leitura

Fonte: Interfarma
Em 1ª participação em reunião do Conselho Nacional de Saúde, o ministro Alexandre Padilha afirmou que declarou ao presidente Lula que continuará até o final de seu governo à frente do Ministério da Saúde, não deixando o posto para concorrer às eleições de 2026. Padilha anunciou que Ana Carolina Dantas, da secretaria-executiva do CNS, deixará o Conselho para atuar ao lado de Eliane Cruz, sua chefe de gabinete.
Agendas: Padilha afirmou que receberá movimentos sociais ainda em março, mas abrirá agenda para representantes do Complexo Econômico-Industrial da Saúde logo. Na próxima semana, terá primeiras reuniões com Conass e Conasems.
Prioridades: Afirmou que há uma urgência para garantir mais entregas, citando a redução da fila de espera para o atendimento. Reiterou necessidade de uma Atenção Primária forte para atingir o objetivo, declarando confiança em Ana Luiza Caldas. Falou sobre necessidade de reorganização das redes de cuidado, apontando dificuldade de transparência sobre dados, além de problemas estruturais. Declarou a criação da Rede de cuidado ao câncer como prioridade.
Cuidado feminino: Padilha afirmou que participou de reuniões ontem (12) com a bancada feminina para aproveitar o momento do Mês da Mulher para a aprovação de projetos que envolvem as temáticas da saúde feminina, dentro de temas de oncologia, violência obstétrica e a transformação em lei da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PL 5673/23). Citou ainda que Conitec debate hoje sobre incorporação de tecnologias para as mulheres e que participaria da reunião da Conitec na tarde de hoje.
Alexandre Padilha confirmou que Fernanda De Negri (SECTICS) e Mariângela Simão (SVSA) ainda não estão efetivamente em seus cargos, mas em período de transição. Ana Luiza Caldas, nova secretária de Atenção Primária (SAPS), acompanhou Padilha na reunião apesar de não estar nomeada, junto de Adriano Massuda (SE), Eliane Cruz (chefe de gabinete) e Mozart Sales (SAES).
Commentaires