top of page

Respiração Sem Obstrução: entenda a polipose nasal e como ajudar a ampliar os tratamentos disponíveis

  • Foto do escritor: Mayara Figueiredo Viana
    Mayara Figueiredo Viana
  • 29 de mai.
  • 4 min de leitura

A polipose nasal, ou como é conhecida cientificamente, rinossinusite crônica com pólipo nasal (RSCcPN) é uma doença inflamatória que afeta a respiração, o sono e a qualidade de vida. Saiba o que é, seus sintomas, como é tratada atualmente e como você pode ajudar a ampliar o acesso a novos tratamentos por meio de uma consulta pública.



O que é polipose nasal 

Polipose nasal ou rinossinusite crônica com pólipo nasal é uma condição crônica e inflamatória das vias respiratórias, caracterizada pelo crescimento de pólipos – pequenas formações de tecido – no interior do nariz e dos seios da face. Esses pólipos podem obstruir a passagem do ar, dificultando a respiração e causando uma série de sintomas persistentes, que afetam diretamente a qualidade de vida.¹


Estima-se que cerca de 12% da população sofra com rinossinusite crônica, e dessas, 25% apresentam RSCcPN ou polipose nasal, uma condição ainda pouco conhecida, mas que pode ter impactos significativos no bem-estar físico, emocional e social dos pacientes.¹,²,³,⁴,⁵,⁶


Quer receber um E-Book sobre polipose nasal e ser avisado quando a consulta pública for aberta?







Causas da polipose nasal

As causas da polipose nasal ainda não são totalmente compreendidas, mas a doença está associada a processos inflamatórios de longa duração nas vias aéreas. Entre os fatores que podem contribuir para o surgimento da polipose nasal estão:¹

  • Asma

  • Rinite alérgica

  • Sinusite crônica

  • Sensibilidade a medicamentos como anti-inflamatórios

  • Fatores genéticos


Muitos pacientes com polipose nasal também convivem com outras condições inflamatórias. Estima-se que cerca de 60% das pessoas com asma grave tenham polipose nasal e que até 20% dos pacientes com RSCcPN tenham doença respiratória exacerbada pela aspirina, um quadro mais grave da polipose nasal que cursa com asma, pólipos nasais e intolerância à aspirina ou a antiinflamatórios não hormonais.⁷,⁸




Sintomas da polipose nasal

Os sintomas mais comuns da polipose nasal estão ligados à obstrução nasal persistente e à inflamação contínua das mucosas. Entre os principais estão¹:

  • Nariz entupido constante

  • Ronco e apneia do sono

  • Coriza persistente

  • Dor de cabeça e sensação de pressão facial


  • Redução ou perda total do olfato

  • Fadiga

  • Dificuldade para dormir

  • Redução na produtividade e no bem-estar diário

  • Infecções respiratórias frequentes (sinusite de repetição)

  • Isolamento social

Esses sintomas podem prejudicar a rotina de trabalho, o lazer, o convívio familiar e até o estado emocional da pessoa.


🔔 Se você conhece alguém que convive com esses sintomas ou está passando por isso, inscreva-se para acompanhar a abertura da consulta pública e ajude a promover mais qualidade de vida! Cadastre-se abaixo!





Como é feito o tratamento da polipose nasal

Atualmente, o tratamento mais comum para a polipose nasal oferecido pelos planos de saúde é a cirurgia para remoção dos pólipos. Embora esse procedimento possa oferecer alívio temporário, muitas pessoas enfrentam a recorrência dos sintomas e precisam passar por novas cirurgias ao longo da vida.¹

Além disso, é comum o uso de medicamentos sistêmicos como corticoides, que podem aliviar os sintomas, mas também trazem efeitos colaterais com o uso contínuo.



Inovação no tratamento: uma nova possibilidade

Nos últimos anos, surgiram alternativas terapêuticas que atuam diretamente na causa da inflamação crônica associada à polipose nasal. Entre elas, destaca-se uma nova opção de imunobiológico que pode ser aplicado pelo próprio paciente com uma caneta injetável a cada quatro semanas, oferecendo mais autonomia e conforto no tratamento.


Estudos clínicos mostraram que este tratamento inovador pode:

  • Reduzir em 69% o risco de novas cirurgias

  • Reduzir em 51% o uso de corticoides orais

  • Melhorar em 73% a qualidade de vida dos pacientes

  • Reduzir em até 5x a obstrução nasal

  • Melhorar significativamente o sono, a disposição e a produtividade


Quer participar da decisão sobre a disponibilização desse tratamento pelos planos de saúde? Inscreva-se para ser avisado quando a consulta pública for aberta!




Como ampliar o acesso a esse tratamento?

Para que esse novo tratamento seja incluído na cobertura obrigatória dos planos de saúde no Brasil, é necessário que ele passe por uma avaliação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Nesse processo, a sociedade pode participar por meio de uma consulta pública, manifestando sua opinião sobre este tema e apoiando a importância do acesso a novas terapias.




O que é uma consulta pública

Consulta pública é um canal oficial de participação social onde qualquer pessoa pode dar sua opinião sobre decisões importantes do país. É uma forma de o governo ouvir pacientes, profissionais de saúde, cuidadores, familiares e toda a sociedade antes de tomar decisões.

Esse processo é simples, digital e acessível. Basta preencher um formulário online para que sua opinião seja considerada.

Sua voz pode ajudar a garantir mais qualidade de vida para quem convive com a polipose nasal. Cadastre-se agora para ser avisado quando a consulta pública for aberta!



Como participar da consulta pública

Assim que a consulta pública for aberta, você poderá participar acessando um link da ANS, preenchendo um formulário com sua opinião e, se desejar, incluindo relatos de experiência como paciente, familiar, cuidador ou profissional da saúde.

Você receberá todas as instruções por e-mail ao se cadastrar no nosso canal de comunicação.



Você também poderá entrar para a comunidade no WhatsApp, onde enviamos lembretes, materiais explicativos e orientações para participar da consulta pública.



Sua voz pode fazer a diferença

A polipose nasal é uma doença que precisa ser levada a sério. Os impactos na vida de quem convive com ela são reais e o acesso a tratamentos inovadores pode mudar essa realidade.


Com a sua ajuda, podemos ampliar as opções de tratamento disponíveis para milhares de pessoas.


🔔 Não perca a oportunidade de participar. Inscreva-se para ser avisado quando a consulta pública for aberta!



Apoio GSK


Referências:

1. Khan A et al. The GALEN rhinosinusitis cohort: chronic rhinosinusitis with nasal polyps affects health-related quality of life. Rhinology. 2019;57:343-351; 

2. Banhawy OE et al. Update of pathogenesis and management of nasal polyposis. Menoufla Med J. 2016;29:469-477; 

3. Schleimer RP. Immunopathogenesis of Chronic Rhinosinusitis and Nasal Polyposis. Annu Rev Pathol. 2017 Jan 24;12:331-357. 

4. Pilan,R. Et al. Prevalence of chronic rhinosinusitis in Sao Paulo. Rhinology 50: 129-138, 2012; 

5. Fokkens WJ,Lund VJ, Hopkins C, et al. European Position Paper on Rhinosinusitis and Nasal Polyps 2020. Rhinology. 2020;58(Suppl S29):1-464.

6. Hamilos DL. J Allergy Clin Immunol 2011;128:693-707;

7. Carvalho L, et al. Polipose nasal: Desafios e horizontes - Estudo populacional. Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Vol 59, n 1, 2021. 

8. LAIDLAW ET AL. Chronic Rhinosinusitis with Nasal Polyps and Asthma. J Allergy Clin Immunol Pract 2021;9:1133-41.




 
 
 

Comments


bottom of page