COLLABORATE WITH OUR CAUSES
COLLABORATE WITH OUR CAUSES
Colabore is a signatory to the UN global pact and all the causes we work on are aligned with the sustainable development goals. know morehere.
VOTE FOR HEALTH
respeite meu peito
Campanha que luta por mais atenção para a saúde da mulher. Com diversas ações realizadas no poder legislativo, executivo e com a sociedade geral, já conseguimos importantes conquistas para as mulheres do Brasil, e seguimos trabalhando para mais acesso à saúde e prevenção de doenças como câncer de mama e canceres ginecológicos, doenças cardiovasculares, entre outros, além de ações de ampliação e conscientização da importância do planejamento familiar. .
gugu vive - doação de órgãos
Gugu Liberato faleceu no dia 21 de novembro de 2019, deixando muita saudade e boas memórias. Além disso, Gugu também deixou um importante legado - a conscientização sobre doação de órgãos e tecidos.
A campanha #GuguVive, criada pela Colabore com a anuência da família Liberato, tem o objetivo de criar uma grande corrente do bem para juntos aumentarmos o número de doadores de órgãos no Brasil.
alguns cases
de sucesso
nefrite lúpica e psoríase
EM 2024, A RECOMENDAÇÃO PRELIMINAR DA ANS - AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR FOI DE NÃO INCORPORAÇÃO DE TRATAMENTOS PARA NEFRITE LÚPICA E PSORÍASE.
O QUE FIZEMOS SOBRE ISSO?
-
Criamos uma comunidade de pacientes de nefrite lúpica e outra de psoríase com mais de 1.000 pessoas em cada uma.
-
Informamos todos sobre a decisão da ANS e o que isso significaria na prática para os pacientes. Com essa comunidade capacitada sobre o tema, engajamos quando a CP foi aberta para que pudessem não apenas participar da consulta pública, mas também ser embaixadores da causa, compartilhando a informação com a sua rede.
-
Fizemos reuniões com a ANS e capacitamos pacientes e médicos para participarem da audiência pública para cada doença
-
Engajamos parlamentares no tema
RESULTADO:
-
Conseguimos o reverter do parecer da ANS e milhares de pacientes terão acesso a importantes e inovadoras terapias.
inclusão da nova apresentação de mesalazina (sachê) para pacientes com retocolite ulcerativa (rcu)
A nova apresentação da Mesalazina em sache, mais adequada para pacientes com RCU, recebeu parecer inicial desfavorável pela Conitec em 2023.
O QUE FIZEMOS SOBRE ISSO?
-
A Colabore com o Futuro lançou uma campanha para reverter essa decisão.
-
Estratégias e Ações
-
Engajamento com Associações: Manifesto com 25 mil assinaturas em apoio à Mesalazina em sache.
-
Advocacy com Parlamentares: Recomendação formal ao Conitec.
-
Mobilização Social: Campanha que gerou 700 contribuições na consulta pública.
RESULTADOS:
-
Parecer Favorável da Conitec: Reversão do parecer para inclusão do sache.
-
Aceleração da Publicação do PCDT
-
Quase 1 ano depois, o PCDT ainda não tinha sido publicado, embora aprovado. Em junho de 2024, fizemos nova campanha e articulação com SAES, Conass, parlamentares, entre outros.
IMPACTO - Em 5 meses conseguimos:
-
Pactuação da Mesalazina e Publicação do PCDT;
-
Inclusão na Rename;
-
Aceleração da criação do código Sigtap com apoio do DERAC
atualiza asma
O PCDT DE ASMA NÃO ERA ATUALIZADO HÁ 7 ANOS, O QUE DEIXAVA DIVERSOS TRATAMENTOS MODERNOS DE FORA DO DOCUMENTO. POR ISSO, A ABRA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASMÁTICOS - PEDIU A AJUDA DA COLABORE.
O QUE FIZEMOS SOBRE ISSO?
-
Criamos uma campanha explicando para a sociedade, de forma fácil e lúdica, o que é um PCDT, a importância do documento estar atualizado e que evidenciava como 7 anos é um longo tempo.
-
Criamos um manifesto que teve 21 mil assinaturas, pedindo que o PCDT fosse atualizado.
-
Nos reunimos com Ministério da Saúde para levar a demanda urgente dos pacientes.
RESULTADO:
Em um ano de campanha, conseguimos atualizar o PCDT que não era atualizado há mais de 7 anos.
doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes e hospitalizações no Brasil. Com o objetivo de para reduzir o risco cardiovascular e influenciar políticas públicas para melhora prevenção e oferecer tratamento adequado a população a Colabore matem uma agenda positiva sobre o tema.
O QUE FIZEMOS SOBRE ISSO?
-
Criação do GAC - Grupo de Advocacy em Cardiovascular - uma coalizão de 11 ONGs alinhadas ao tema das doenças cardiovasculares
-
Engajamento Multistakeholders: Mobilização de pacientes, sociedades médicas, influenciadores da saúde e parlamentares para apoiar a causa.
-
Participação no PPA: Proposta de priorização das DCV no PPA do governo, visando exames de lipidograma completo para monitoramento de colesterol e dislipidemia.
-
Conferência Nacional de Saúde: Apresentação do tema cardiovascular, engajando mais de 350 lideranças e 500 assinaturas de delegados.
-
Campanha Fale de Coração 2023: Mobilização no Dia Mundial do Coração, com monumentos iluminados e mensagens de conscientização.
RESULTADO:
-
Publicação da PORTARIA GM/MS Nº 3.128, de 19 de fevereiro de 2024, que cria a Câmara Técnica Assessora em Atenção Cardiovascular (CTA) Publicação de Portaria: Aumentou o financiamento e serviços para tratamento de DCV com a Portaria 1.174/2023.
-
Publicada em 30/08/2023 a portaria nº 511 do Ministério da Saúde, que inclui o procedimento, 03.01.01.038-2 - ESTRATIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR, no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS.
-
Advocacy no Legislativo: Aprovação do Projeto de Lei para o "Mês Maio Vermelho" em São Paulo, focado na conscientização de DCV e Proposição do PL 5475/2023, que propõe instituir a Política Nacional de Prevenção e Controle às Doenças Cardiovasculares (PNCDC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em tramitação.
-
Atualização de PCDT: Campanha ativa para a atualização do PCDT de insuficiência cardíaca que ocorreu em 2024.