top of page

Ato Solene e Projeção no Congresso pela Saúde das Crianças Atópicas: Dá Pra Mudar Essa História!




Na semana Universal da Criança, o Deputado Zacharias Calil, presidente da Frente Parlamentar das Doenças Crônicas de Pele, com o apoio da Colabore com o Futuro realizou uma ação de impacto no Congresso Nacional: o "Ato Solene pela Saúde das Crianças. Dermatite Atópica: um problema de saúde pública."



No dia 29 de novembro de 2023, a fachada do Congresso Nacional transformou-se em um poderoso veículo de conscientização, projetando mensagens e imagens que destacaram a dermatite atópica, uma condição cutânea crônica que afeta significativamente a qualidade de vida de milhares de crianças.


A dermatite atópica, comumente conhecida como eczema, é uma doença genética que provoca inflamações na pele, desencadeando sintomas como coceira intensa, manchas, placas e erupções. Atingindo principalmente crianças antes dos cinco anos de idade, essa enfermidade não só afeta o bem-estar físico, mas também pode ter impactos psicossociais, causando isolamento e depressão.


Durante o evento, o Congresso Nacional foi palco de uma projeção inédita que não apenas ilustrou as dificuldades enfrentadas por crianças com dermatite atópica grave, mas também emitiu sons simbólicos de "coceira" para sensibilizar ainda mais os participantes e o público em geral.



O Deputado Zacharias Calil, ressaltou a importância de abordar a dermatite atópica como uma questão de saúde pública, e enfatizou a necessidade de ampliar o arsenal terapêutico disponível para tratar essa forma grave da doença.






O objetivo do evento foi chamar a atenção dos decisores e sociedade pela ampliação do acesso a tratamentos eficazes para dermatite atópica, especialmente em bebês, crianças e adolescentes menores de 18 anos. A ação contou com o apoio crucial de parlamentares, associações, e pacientes, incluindo Paula Belmonte, Dorinaldo Malafaia, Diego Garcia, Alan Rick, Flávia Morais, Fernanda (Mãe da paciente Maya), ABRA, Atópicos Brasil e Psoríase Brasil.


Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro, destaca a importância do ato solene como resultado da colaboração entre a sociedade civil e os parlamentares, destacando a necessidade urgente de colocar em pauta a saúde das crianças afetadas por doenças crônicas de pele.


Dá pra Mudar essa História!


A Colabore com o Futuro reafirma seu compromisso de lutar incansavelmente por mais acesso a tratamentos para bebês, crianças e adolescentes com dermatite atópica e outras doenças crônicas de pele.



Confira abaixo como foi a projeção sonora na fachada do Congresso Nacional, e também a galeria de fotos do evento. Juntos, podemos fazer a diferença!





5 visualizações0 comentário
bottom of page