Estima-se que serão mais de 600 mil novos casos de câncer no Brasil.
E foi aberta hoje uma importante consulta pública para ouvir a população sobre o fornecimento de novos tratamentos pelos planos de saúde para diversos tipos de câncer. O tratamento adequado pode trazer mais conforto e qualidade de vida para esses pacientes. Por isso, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) está avaliando a inclusão de 6 novos medicamentos para diversos tipos de câncer na lista obrigatória do que deve ser oferecido pelos planos de saúde.
Os medicamentos que estão sendo avaliados são:
1. Apalutamida para tratamento de câncer de próstata metastático sensível à castração (cpscm);
2. Acalabrutinibe para tratamento de leucemia linfocítica crônica llc em primeira linha;
3. Acalabrutinibe para leucemia linfocítica crônica llc recidivada ou refratária;
4. acalabrutinibe para linfoma de células do manto recidivado ou refratário;
5. Enzalutamida para câncer de próstata metastático sensível à castração (cpscm);
6. Lorlatinibe para câncer de pulmão não pequenas células (cpnpc) em primeira linha.
Dos 6 medicamentos que estão sendo avaliados, a ANS foi favorável ao fornecimento de apenas 3 deles. Isso significa que a agência entendeu que o APALUTAMIDA, ACALABRUTINIBE e ENZALUTAMIDA não devem ser oferecidos aos pacientes usuários de planos de saúde. Antes de tomar a decisão final, a ANS precisa ouvir a opinião da população. Para tal, foi aberta hoje a consulta pública n.º 95, que fica aberta até o dia 20 de abril.
Se manifestar em uma consulta pública significa exercer o seu direito de cidadão e participar das decisões de saúde junto com o governo! Se você tiver interesse em participar dessa decisão, acesse o link da consulta pública e deixe a sua opinião: https://bit.ly/3LxRdQZ Atenção: feche o pop up que diz que o site da ANS migrou para conseguir fazer a sua contribuição.
Assista ao vídeo tutorial sobre como se manifestar nessa consulta pública:
Komentar