top of page

Consulta pública aberta para atualização do DDT de Mieloma Múltiplo

Participe da Consulta Pública!


De 27 de maio a 15 de junho você pode dar a sua opinião para o governo sobre quais tratamentos devem fazer parte da DDT de mieloma múltiplo, que será atualizada.



O que é DDT?


As DDTs são Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas da doença. É um documento baseado em evidência científica que visa nortear os médicos sobre as melhores condutas terapêuticas para seus pacientes. Quanto mais opções de tratamentos constarem na DDT, mais chances dos pacientes receberem o tratamento adequado para cada caso.





O que é consulta pública?


Consulta pública é a forma de o poder público ouvir a opinião da sociedade (ou seja, de todos nós!) a respeito de um determinado assunto, para depois tomar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.


O que queremos?


No início de 2022 foram abertas algumas consultas públicas da CONITEC para a sociedade opinar sobre a incorporação de tratamentos e procedimentos importantes para os pacientes de Mieloma Múltiplo que utilizam o SUS. No entanto, a decisão final do governo foi de não incorporar a maioria dos tratamentos que estavam sendo avaliados.


Apenas o teste FISCH recebeu parecer favorável de incorporação. Mas outros medicamentos que tem sua eficácia comprovada e que podem prolongar os anos de vida sem manifestação da doença não foram incorporados. MAS, A LUTA POR MIELOMA CONTINUA! Agora, a CONITEC irá avaliar a atualização da DDT de Mieloma, essa é a segunda chance que os pacientes de Mieloma vão receber para ter acesso a tratamentos importantes. Antes de decidir quais desses tratamentos devem entrar na DDT de Mieloma, a Conitec deve ouvir a opinião da sociedade sobre quais medicamentos devem fazer parte do DDT. Por isso, a Comissão abriu a consulta pública nº 34. PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA AQUI ​





13 visualizações0 comentário
bottom of page