top of page

DPOC com Inflamação Tipo 2: O que é, causas e tratamento

  • Foto do escritor: Mayara Figueiredo Viana
    Mayara Figueiredo Viana
  • 8 de ago.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de ago.


ree

O que é DPOC com Inflamação Tipo 2


A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), também conhecida como Enfisema Pulmonar ou Bronquite Crônica, é uma condição caracterizada por obstrução persistente das vias aéreas, causando sintomas como falta de ar, tosse crônica e produção de muco.¹

Dentro desse espectro, o subtipo “com inflamação tipo 2” se destaca por apresentar elevação de eosinófilos no sangue (≥ 300 células/µL), um biomarcador que indica resposta inflamatória semelhante àquela observada em doenças alérgicas, e representa no Brasil 26,3% dos pacientes com DPOC.² Esses pacientes têm maior propensão a crises graves, internações e comprometimento acelerado da função pulmonar.²


Quais são as causas da DPOC com Inflamação Tipo 2


Diversos fatores estão relacionados ao surgimento da DPOC, e o subtipo com inflamação tipo 2 apresenta características inflamatórias adicionais:


•Tabagismo é o principal fator de risco — sendo responsável por 80–95% dos casos de DPOC.²

•Exposição ocupacional ou ambiental, como poluentes urbanos ou fumaça de biomassa, também contribui para a obstrução crônica.³

•Genética, como deficiência de alfa‑1‑antitripsina, pode predispor ao desenvolvimento da doença.⁴

•Outros fatores, tais como nascer de forma prematura, contrair infecções respiratórias frequentes ou graves na infância ou ter asma na infância, que afetam o crescimento pulmonar.⁴


Já o marcador da inflamação tipo 2, como contagem elevada de eosinófilos, reflete um fenótipo inflamatório que pode agravar as crises e sintomas.²



Quais são os tratamentos para a DPOC com Inflamação Tipo 2


O tratamento da DPOC com inflamação tipo 2 segue os mesmos pilares da DPOC em geral, com a inclusão de abordagens específicas: tratamentos medicamentosos (como broncodilatadores e corticoides inalatórios, entre outros) e tratamentos não medicamentosos (como reabilitação pulmonar, cessação do tabagismo, entre outros). Nos casos em que não é possível controlar a doença com terapia inalatória, pode ser necessário tratamento imunobiológico para controlar as crises e reduzir sintomas.


Como ter acesso ao tratamento imunobiológico nos planos de saúde?


Atualmente, esse tratamento ainda não está disponível no sistema privado de saúde.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está avaliando a disponibilização deste tipo de tratamento pelos planos de saúde e se prepara para abrir uma consulta pública, instrumento que permite à população se manifestar sobre a inclusão ou não dessa tecnologia no rol de procedimentos de cobertura obrigatória dos planos de saúde. 


O que é uma consulta pública?


É uma ferramenta de participação social, geralmente disponibilizada por meio de um questionário online, aberta por órgãos públicos para receber opiniões da sociedade sobre temas em avaliação, permitindo a participação dos cidadãos nas decisões governamentais.


Por que a sua participação na consulta pública de DPOC é importante?


•Se você convive com DPOC (ou cuida de alguém com esta doença), pode relatar sua experiência com os sintomas, tratamentos e desafios da doença no dia a dia.

•Se você é profissional de saúde, sua contribuição técnica com evidências clínicas e científicas, além de suas experiências de vida real, ajuda os gestores no processo decisório.

•Se você quer apoiar a causa, pode ajudar a ampliar a voz dos pacientes, fortalecendo a atenção pelo acesso a alternativas terapêuticas inovadoras que podem possibilitar um tratamento individualizado aos pacientes.


Esse canal permite que sua voz seja ouvida por quem toma as decisões em nosso país, possibilitando atender as necessidades reais de quem convive com DPOC, contribuindo com o processo decisório sobre o acesso a novos e importantes tratamentos.


Quer saber quando a consulta pública estiver aberta?


Inscreva-se na comunidade de DPOC de amigos e apoiadores da causa para receber uma notificação quando a consulta pública estiver aberta e saber como garantir a sua participação nesta decisão tão importante!





A DPOC com inflamação tipo 2 é um subtipo inflamatório que exige atenção diferenciada. O tratamento imunobiológico representa um grande potencial para reduzir crises e melhorar a qualidade de vida. A consulta pública da ANS é uma oportunidade valiosa de participação social e reforço ao protagonismo dos pacientes, profissionais e apoiadores. É possível contribuir para que a voz dessa comunidade seja ouvida e para que cada sopro faça a diferença. Saúde, informação e engajamento respiram juntos.



Referências


1.BRASIL. Ministério da Saúde. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): planejamento terapêutico na atenção primária. Linhas de Cuidado. Disponível em: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica/unidade-de-atencao-primaria/planejamento-terapeutico/. Acesso em: 23 jul. 2025.

2.SANOFI. O papel da inflamação tipo 2 na DPOC. Campus Sanofi, s.d. Disponível em: https://pro.campus.sanofi/br/copd/artigos/papel-da-inflamacao-tipo-2. Acesso em: 23 jul. 2025.

4.O GLOBO. DPOC: o que é, sintomas, causas e tratamentos. O Globo, 10 ago. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/guia/dpoc-o-que-e-sintomas-causas-e-tratamentos.ghtml. Acesso em: 23 jul. 2025.

5.BRASIL. Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC. Relatório preliminar: Diretrizes para o tratamento da DPOC. Brasília: CONITEC, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/relatorios/2025/relatorio-preliminar-pcdt-dpoc-cp-35. Acesso em: 23 jul. 2025.



MAT-BR-2503533 – 08/2025 – Sanofi




 
 
 

Comentários


bottom of page