top of page

Hipertensão arterial pulmonar - consulta pública sobre atualização do PCDT no SUS

Pessoas com hipertensão arterial pulmonar poderão ter acesso a mais tratamentos pelo SUS!



A HAP (Hipertensão Arterial Pulmonar) é uma doença incapacitante que impacta a qualidade de vida de milhares de brasileiros, segundo o DataSUS.


A HAP é perigosa, mas o tratamento adequado faz com que a doença não evolua e que o paciente mantenha a sua qualidade de vida. Para garantir um maior acesso aos tratamentos desses pacientes, o governo está avaliando atualizar o protocolo de tratamento (PCDT) de HAP e quer ouvir a opinião dos pacientes e da sociedade sobre a necessidade dessa atualização. O PCDT é o que norteia os médicos sobre o que prescrever e como tratar seus pacientes.



Quanto mais completo e atualizado, mais chance das pessoas que se tratam pelo SUS terem acesso a um tratamento adequado.


A sugestão inicial da Conitec sobre o que deve constar nesse documento ficou muito boa e contempla as principais medicações e procedimentos necessários para o tratamento de HAP.


Mas a participação da população mostrando que concorda com a atualização do PCDT é essencial para que isso realmente aconteça.


Se você acha que o PCDT de HAP deve ser atualizado, dê a sua opinião na Consulta Pública nº 95.



Para opinar é necessário fazer o login no gov.br






Ficou em dúvida de como se manifestar? Veja o passo a passo abaixo e saiba como participar da consulta pública:




20 visualizações0 comentário
bottom of page