Novidades no SUS: Novos tratamentos incorporados
- Mayara Figueiredo Viana
- 30 de jul.
- 1 min de leitura

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde publicou novas portarias que trazem importantes atualizações para o Sistema Único de Saúde (SUS). Confira as principais decisões:
✅ Incorporações ao SUS
Três novas tecnologias foram incorporadas e agora passam a fazer parte da oferta do SUS:
Tafenoquina 50 mg: medicamento agora disponível para o tratamento de crianças com malária por Plasmodium vivax, reforçando a resposta nacional à doença.
Blinatumomabe: incorporado para o tratamento de pacientes adultos com leucemia linfoblástica aguda de células B, cromossomo Philadelphia negativo, com doença residual mínima positiva e em remissão completa, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
❌ Tecnologias não incorporadas
Duas tecnologias foram avaliadas, mas não serão incorporadas ao SUS neste momento:
Blinatumomabe: para pacientes com leucemia linfoblástica aguda de células B, Philadelphia negativo, com doença recidivada ou refratária.
Inibidor de C1 esterase derivado de plasma humano subcutâneo: para a profilaxia de longo prazo em pacientes com angioedema hereditário dos tipos I e II.
Essas decisões são resultado das avaliações técnicas da Conitec e representam avanços importantes na busca por mais acesso, segurança e eficácia no tratamento de diversas condições de saúde.








Comentários