top of page

Documentário "O Preço da Vida"



DOCUMENTÁRIO O PREÇO DA VIDA (THE PRICE OF LIFE)

Adam Wishart, diretor do documentário o Preço da Vida, autorizou a Colabore com o Futuro a legendar e divulgar no Brasil esse importante documentário que mostra o processo de decisão de incorporação do Lenalidomida no serviço de saúde do Reino Unido.

Com um orçamento finito, o Serviço Nacional de Saúde não pode dar ao luxo de oferecer aos pacientes todos os tratamentos no mercado, então, como a nação decide quais pacientes devem ter acesso aos medicamentos? A BBC Two garantiu um acesso exclusivo e sem precedentes ao NICE (Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica), o polêmico órgão que decide quais tratamentos medicamentosos o NHS pode pagar.

Seus julgamentos precipitaram muitas batalhas amargas na última década, mas, para muitos, as pessoas por trás do processo permanecem envoltas em mistério.

Concentrando-se no medicamento contra o câncer Revlimid, Adam-Wishart, premiado documentarista, segue aqueles que devem decidir se devem aprovar a droga e aqueles que serão afetados pelo resultado. Eles são: o professor David Barnett, presidente do comitê de avaliações da NICE, encarregado de avaliar sua eficácia; pacientes com câncer, incluindo Julia Gatt e Eric Rutherford, cujas vidas dependem da decisão; Sol Barer, chefe da empresa farmacêutica americana que descobriu o Revlimid e obteve lucros; e a diretora do NHS, Sophia Christie, que tem que lidar com as conseqüências financeiras da decisão do comitê.

O programa conta a história convincente das pessoas cujas vidas cotidianas são afetadas por este intrincado processo. Julia e Eric receberão a droga de que precisam e, em caso afirmativo, Sophia será forçada a fazer cortes em seu orçamento em outras áreas? Os conflitos muito humanos que surgem abrem para debate uma questão moral maior - quanto vale a vida e quanto deve pagar a sociedade?

2.383 visualizações0 comentário
bottom of page