top of page

GAC - Grupo de Advocacy em Cardiovascular



O QUE É:

Um grupo inovador, administrado pela Colabore com o Futuro e composto por 4 associações de pacientes do Brasil, além de associações do México e Colômbia.

OBJETIVO:

Pensar e trabalhar em conjunto para definir estratégias de melhoria no acesso ao tratamento e qualidade de vida de pacientes com doenças cardiovasculares.

JUSTIFICATIVA:

Alguns números:


•No mundo, 17,5 milhões de pessoas morrem por doenças cardiovasculares por ano – Fonte OMS


•No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos


•É duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país.


•Embora essas doenças e também as formas de combatê-las (de maneira geral, hábitos saudáveis) sejam conhecidas pela comunidade médica e população em geral, o Brasil tem vivenciado a ocorrência precoce desses problemas. Metade dos infartos fatais, que deveriam atingir sobretudo idosos, ocorre, atualmente, em pessoas com menos de 60 anos.

Desafios dos pacientes:

Não existe nenhuma ONG no Brasil que tenha como foco trabalhar para apoiar esses pacientes. Por isso, juntamos as ONGs que focam em patologias que tem como consequência as doenças cardiovasculares (diabetes, por exemplo).

No GAC, nos reunimos mensalmente para discutir os desafios e trabalhar em cima de um plano de ação de advocacy que foi criado em conjunto por todos os membros.

Primeiro projeto do GAC - Criação de Protocolo de tratamento para hipercolesterolemia familiar no Estado de São Paulo:

METODOLOGIA

1. A Colabore conseguiu no dia 26 de julho de 2018 uma reunião com o Secretário Adjunto da Saúde do Estado de São Paulo (Antonio Rugolo Júnior) e com a Dra Carmela, para apresentar o GAC, solicitar atenção para o pedido feito para a secretária para criação de protocolo de tratamento para HF, além de convidá-los para o fórum que ocorreu no dia 09 de agosto.

2. Organizamos um fórum no dia 09/08 na ALESP para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol Alto (8 de agosto). O fórum contou com a presença de renomados especialistas na área de colesterol alto e dislipidemia, que apresentaram o cenário da Hipercolesterolemia Familiar no Brasil, seu tratamento e custos. Além disso, também foi apresentado o projeto de implantação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da Hipercolesterolemia Familiar do estado de São Paulo. Representantes da Secretaria de São Paulo estavam presentes no evento.







354 visualizações0 comentário
bottom of page