top of page

CAMPANHA: Estamos De Olho CONITEC


AJUDE A DECIDIR O QUE SERÁ OFERECIDO PELO SUS PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA!






Todos os dias novas tecnologias em saúde são lançadas no mercado (medicamentos, produtos, equipamentos, etc). Essas tecnologias costumam ser cada vez mais inovadoras, e também mais caras.


Como decidir quais dessas tecnologias devem ser oferecidas gratuitamente pelo governo para a população? Porque alguns tratamentos são oferecidos pelo SUS e outros não?



Para avaliar as novas tecnologias e compará-las com as já existentes, foi criada no Brasil a CONITEC- COMISSÃO NACIONAL DE INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO SUS.


O objetivo da Conitec é verificar a eficácia, segurança, custos e benefícios para a população de uma determinada tecnologia, e a partir dessa analise d


ecidir se faz sentido direcionar o orçamento do SUS para a compra daquela tecnologia.


Depois que a Conitec faz essa avaliação, emite um relatório com um parecer sobre a incorporação ou não daquela tecnologia para que seja disponibilizado em consulta pública. E nessa hora, a participação da população é muito importante!





MAS COMO ESSA PARTICIPAÇÃO FUNCIONA?


Sempre que uma nova tecnologia é avaliada pela Conitec, é aberta uma consulta pública (que fica disponível na plataforma Participa + Brasil) para que a população leia a opinião da Conitec sobre aquele medicamento/tecnologia, e opine. Após encerrada a consulta pública, a equipe da Conitec avalia as respostas da população para emitir um parecer final.


Quanto mais a população se manifestar - sempre com qualidade nas respostas e mostrando ter alguma experiência com a tecnologia avaliada - mais chances daquele medicamento ser oferecido gratuitamente pelo SUS pela população, afinal, nós somos os usuários do sistema e a nossa opinião conta muito!



VEJA ABAIXO O TUTORIAL DE COMO SE MANIFESTAR EM UMA CONSULTA PÚBLICA DA CONITEC!






VOCÊ SABE O QUE É CONSULTA PÚBLICA?


Consulta pública é a forma de o poder público ouvir a opinião da sociedade (ou seja, de todos nós!) a respeito de um determinado assunto, para depois tomar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.


A consulta pública nos processos de decisão em saúde permite que qualquer pessoa participe e dê a sua opinião à respeito do fornecimento por parte do governo de medicamentos ou exames, por exemplo.


Você ja precisou de um remédio que não era fornecido pelo SUS ou pelo seu plano de saúde? Ao invés de reclamar para a sua família e amigos, exerça a sua cidadania e comece a participar de consultas públicas para que a sua opinião chegue para quem de fato pode tomar as decisões e garantir mudanças.


Acompanhe as redes sociais da Colabore para ficar por dentro das consultas públicas de saúde abertas e como participar!


















fotos: freepik

146 visualizações0 comentário
bottom of page