top of page

Conseguimos! PCDT de asma é atualizado depois de 7 anos defasado


Conseguimos!! Com o engajamento da população na campanha Atualiza Asma, os pacientes da doença tiveram uma importante conquista! O PCDT de asma, que não era atualizado desde 2013, acabou de ser atualizado com importantes tratamentos que passarão a ser disponibilizados pelo SUS para os pacientes que precisam. Assista ao vídeo da Dra Zuleid e entenda mais sobre a atualização do PCDT.


Conheça a campanha Atualiza Asma aqui: www.atualizaasma.com


Assista o vídeo da Dra Zuleid explicando o novo PCDT




Assista o vídeo da campanha Atualiza Asma



Conheça a metodologia do projeto:


A campanha Atualiza Asma foi criada em 2020, com o desenvolvimento de materiais como vídeo e posts sobre a importância da atualização do PCDT de asma, com o objetivo de garantir que pacientes do SUS tivessem acesso à importantes tratamentos que ainda não eram disponibilizados pelo governo.


Os materiais foram divulgados pela Colabore e ABRA-SP (Associação Brasileira de Asmáticos) em 2020 e 2021, engajando a sociedade a assinar o manifesto em apoio à atualização do PCDT (até o momento o manifesto está com mais de 82 mil assinaturas).


Com a mobilização da sociedade e o governo entendendo a necessidade do tema, em 2021 foram propostas pela CONITEC 4 consultas públicas sobre medicamentos para asma.


Nos meses iniciais do ano, a ABRA enviou ofícios a CONITEC, SAES e CONNASS com o objetivo de apresentar sua posição em relação as recomendações da CONITEC em relação a incorporação das novas tecnologias avaliadas pela Comissão.


No mês de maio, após 10 meses do lançamento da Campanha e atuação efetiva junto a Conitec, SAES e outros órgãos, a Consulta Pública para atualização do PCDT de Asma foi aberta e se encerrou no dia 15 de junho.


No dia 01 de Julho a Conitec aprovou em plenária o PCDT e fez algumas atualizações baseadas nas contribuições da CP.


A ABRA e Colabore seguem em contato com a Conitec para garantir que o PCDT de Asma seja publicado o mais breve possível.





27 visualizações0 comentário
bottom of page