top of page

Reunião com Conitec sobre Melanoma



Ontem, 21/07/021, foi um dia importante para os pacientes de melanoma!


A Coalizão de Melanoma: A LUTA É POR TODOS - composta pela Melanoma Brasil, Amucc, Instituto Vencer o Câncer, Projeto Camaleão e Colabore com o Futuro - participou de uma reunião com a CONITEC, órgão responsável pela avaliação e incorporação de novos medicamentos ao Sistema Público de Saúde.





Na reunião, questionamos a CONITEC sobre a demora para disponibilização aos pacientes dos medicamentos Nivolumabe e Pembrolizumabe, incorporados ao Sistema Público em agosto de 2020, mas ainda não disponíveis. Fomos informados que a nova Diretriz de Tratamento de Melanoma (DDT) está pronta, em processo de revisão final e que, no máximo em 60 dias deverá ser publicada e aberta a consulta pública para a sociedade civil.


A nova diretriz contempla a utilização dos imunoterápicos Nivolumabe e Pembrolizumabe para casos específicos de Melanoma avançado, mas ficaram de fora os medicamentos de Terapia-Alvo. Lembramos que para que os novos medicamentos cheguem efetivamente aos hospitais públicos são necessárias duas providencias do Ministério da Saúde: a atualização da DDT (debatida na reunião com a Conitec) e a atualização dos valores repassados pelo Ministério da Saúde aos Hospitais Públicos para o custeio do tratamento dos pacientes (APAC – Autorização de Procedimentos Ambulatoriais).


Como próximos passos, agendaremos reunião com o setor responsável pela atualização dos valores da APAC para cobrar agilidade e providencias urgentes para que os medicamentos imunoterápicos estejam disponíveis o mais rápido possível. Também enviaremos carta ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão da Terapia-Alvo na nova DDT.


Divulgaremos novidades assim que houver. A luta é por todos!


​​​​​​​www.alutaeportodos.com


78 visualizações0 comentário
bottom of page