top of page

CAMPANHA: Estamos De Olho ANS


VOCÊ ESTÁ PAGANDO POR MAIS DO QUE RECEBE E PODE MUDAR ISSO! AJUDE A DECIDIR O QUE SERÁ OFERECIDO PELOS PLANOS DE SAÚDE!





Hoje, 25 % da população brasileira utiliza planos de saúde. Esse número pode parecer pequeno, mas em um país tão populoso, ele representa 47 milhões de pessoas. É muita gente que recorre à saúde privada, já que o SUS infelizmente não consegue atender a toda a população com excelência.


E quem paga por um plano de saúde privado espera ter acesso mais ágil e maior cobertura de tratamentos do que teria no sistema público.



O que muita gente não sabe é que é possível participar do processo de decisão do que vai ser coberto ou não pelos planos de saúde. E a participação social é extremamente importante para que a voz da sociedade seja ouvida e cada vez mais os planos de saúde atendam à necessidade de quem os utiliza.



MAS COMO ESSA PARTICIPAÇÃO FUNCIONA?


A cada dois anos, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) avalia novos medicamentos e procedimentos em saúde e decide o que será incluído na lista de cobertura dos planos e seguros de saúde (rol de procedimentos). Ou seja, se um novo medicamento ou procedimento for incorporado ao rol, os planos de saúde são obrigados a disponibilizar aquela tecnologia para seus clientes.


Na data estipulada, os interessados enviam a sua proposta de atualização do Rol preenchendo um formulário chamado FormRol. Após o envio das propostas, os documentos e informações enviados são avaliados por técnicos de diversas áreas dentro da ANS, e reuniões de discussões são realizadas para analisar as propostas enviadas. Participam das reuniões os membros da CAMSS, os representantes das diretorias da ANS e os autores das propostas elegíveis.



SE ESSAS REUNIÕES SÃO FECHADAS, COMO POSSO PARTICIPAR?



Existem duas formas importantes de participar do processo de decisão!


A 1ª é acompanhando a agenda das reuniões da ANS para saber o que será discutido, e assistir ao vivo as reuniões que te interessam. É importante que os tomadores de decisão saibam que estão sendo vistos pela sociedade. As reuniões podem ser acompanhadas pelo youtube da ANS:



Enquanto assiste as discussões, poste os seus comentários no vídeo e em suas redes sociais com a #EstamosDeOlhoANS, marcando a agência:




VEJA AQUI O CALENDÁRIO COMPLETO DAS REUNIÕES


Após todas as reuniões e discussões, é aberta uma consulta pública para que a população possa se manifestar deixando a sua opinião sobre as recomendações de atualização do rol da ANS. E nessa hora a sua participação é muito valiosa, já que a decisão sobre a atualização do rol afeta diretamente a vida desses 47 milhões de brasileiros que possuem planos de saúde!

A próxima atualização do rol é em 2020, e a consulta pública será aberta no 2º semestre. Fique de olho!




VOCÊ SABE O QUE É CONSULTA PÚBLICA?


Consulta pública é a forma de o poder público ouvir a opinião da sociedade (ou seja, de todos nós!) a respeito de um determinado assunto, para depois tomar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.

A consulta pública nos processos de decisão em saúde permite que qualquer pessoa participe e dê a sua opinião à respeito do fornecimento por parte do governo de medicamentos ou exames, por exemplo.

Você ja precisou de um remédio que não era fornecido pelo SUS ou pelo seu plano de saúde? Ao invés de reclamar para a sua família e amigos, exerça a sua cidadania e comece a participar de consultas públicas para que a sua opinião chegue para quem de fato pode tomar as decisões e garantir mudanças.

Acompanhe as redes sociais da Colabore para ficar por dentro das consultas públicas de saúde abertas e como participar!








Entidades parceiras da campanha:











fotos: freepik

1.352 visualizações0 comentário
bottom of page