top of page

Assine a petição #Atualiza Asma




Todos os dias, cerca de 3 pessoas morrem devido à asma no Brasil.¹



24% da população asmática brasileira é infantil. ²

Crianças e adolescentes com asma grave estão sem acesso ao tratamento adequado pelo SUS.




‼️ Qual é o Contexto Que Precisamos Mudar?

Em abril de 2024 o governo publicou oficialmente no Diário Oficial da União a decisão de disponibilizar um novo tratamento imunobiológico para crianças e adolescentes com asma grave pelo Sistema Único de Saúde. No entanto, a implementação dessaterapia ainda não ocorreu, deixando muitos pacientes desassistidos. Além disto, outros tratamentos estão em análise pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC).

 

📜 Para que esses tratamentos estejam acessíveis, é fundamental que o governo  atualize o PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) de asma. Este documento é muito importante porque caso um tratamento não esteja publicado no PCDT, os pacientes não tem acesso garantido aos novos medicamento pelo SUS.

 

🕣 O SUS tem até o mês de outubro para concluir a atualização do PCDT, mas ainda há um longo processo a ser percorrido, incluindo a realização de uma nova consulta pública sobre essas atualizações. Esse é um passo crucial para garantir que todas as opções terapêuticas estejam disponíveis aos pacientes.

 

🙇‍♂️ Enquanto o processo de análise de novos medicamentos e atualização do PCDT não é finalizado, crianças e adolescentes continuam sem acesso às terapias mais recentes, enfrentando o agravamento de suas condições de saúde a cada dia que passa.

 

⏳Temos menos de três meses para que o Ministério da Saúde conduza as análises, consultas públicas e publique o PCDT atualizado. Há uma preocupação crescente de que esse prazo não seja cumprido, considerando atrasos ocorridos em processos similares para outras medicações e doenças.

 

👨‍👩‍👧 Por isso, solicitamos urgência na atualização do PCDT de asma, garantindo que os pacientes tenham acesso a todos os tratamentos necessários e aprovados, assegurando assim seus direitos à saúde e ao cuidado adequado!







0 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page