top of page

Ato Solene no Congresso Nacional Marca Avanço Pelos Direitos dos Pacientes com Asma

  • Foto do escritor: Mayara Figueiredo Viana
    Mayara Figueiredo Viana
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Hoje foi dia de levar a voz dos pacientes com asma no Congresso Nacional.


Realizamos o Ato Solene pela Asma na Câmara dos Deputados, uma iniciativa do Deputado Zacharias Calil, com o apoio da Colabore com o Futuro. O evento reuniu especialistas, parlamentares, lideranças da sociedade civil e representantes de pacientes para debater os principais desafios enfrentados por quem convive com a asma no Brasil.


Entre os pontos de destaque, foi mencionada com preocupação a defasagem na atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da asma. Essa demora compromete o acesso a exames, tratamentos e tecnologias que já deveriam estar disponíveis na rede pública.


Na ocasião, também realizamos a entrega da Petição "Atualiza Asma" que soma mais de 68 mil assinaturas pedindo pela atualização urgente do PCDT de asma.


O Dr. Arthur Mello - Diretor do DAET - SAES apresentou o compromisso do Ministério da Saúde com a causa da asma, acolheu as demandas e se prontificou com o seguimento de uma agenda positiva relativa à disponibilização de medicamentos já incorporados, atualização do PCDT e a criação de um grupo de trabalho a fim de melhorar o cenário para os pacientes com asma.


O Ato Solene de Asma foi um encontro muito importante que possibilitou encaminhamentos de soluções concretas para que possa haver uma mudança efetiva na atenção e no acesso para os pacientes, por isso, saímos do encontro com o sentimento de que estamos no caminho certo.


Estar ao lado de parceiros e amigos de causa renova a nossa esperança e reforça o nosso compromisso em trabalhar por políticas públicas mais justas, garantindo que os direitos dos pacientes sejam, de fato, cumpridos.


Agradecemos a todos os presentes no evento e a cada pessoa que assinou a petição!



Baixe o relatório do evento




Confira as fotos do evento





 
 
 

Commenti


bottom of page