top of page

Chegou a hora de atualizar os tratamentos de asma no SUS

  • Foto do escritor: Mayara Figueiredo Viana
    Mayara Figueiredo Viana
  • 29 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de set.


ree

Todos os dias, cerca de três pessoas morrem devido à asma no Brasil. Entre a população asmática, 24% são crianças e adolescentes, que enfrentam enormes desafios quando a doença não é tratada de forma adequada. Para as formas graves da asma, os tratamentos disponíveis atualmente no SUS não são suficientes para garantir qualidade de vida e prevenção de crises.



Essa realidade precisa mudar. E agora existe uma oportunidade importante: a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de asma, conduzida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). A boa notícia é que o processo está em consulta pública e qualquer pessoa pode participar, opinando sobre as mudanças necessárias.





ree

O que é o PCDT e por que ele é tão importante?


O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) é o documento que orienta como uma doença deve ser diagnosticada e tratada dentro do SUS. Se um medicamento ou procedimento não está listado no PCDT, ele dificilmente será disponibilizado aos pacientes.


Isso significa que, sem a atualização do PCDT de asma, crianças, adolescentes e adultos com formas graves da doença continuarão sem acesso a terapias já aprovadas e incorporadas ao SUS, mas ainda não implementadas na prática.



Por que precisamos agir agora?


  • 3 mortes por dia: a asma é uma doença grave e letal quando não tratada adequadamente.

  • 24% dos asmáticos são crianças e adolescentes: um grupo que sofre ainda mais com os impactos da falta de tratamento adequado.

  • 2% a 5% das crianças enfrentam formas graves: caracterizadas por sintomas persistentes, crises frequentes e internações recorrentes.


Além do sofrimento, há também um grande impacto social e econômico: faltas constantes na escola ou trabalho e altos custos hospitalares.



Como participar da consulta pública


O processo de consulta pública é simples e qualquer cidadão pode contribuir. Veja como:

  • Acesse o link: bit.ly/cpatualizaasma.

  • Faça o login com o gov.br no botão “Entrar”

  • Preencha o formulário

  • Escreva seu comentário com a sua opinião

  • Clique em “Enviar opinião” 




ree

O que pedir na sua contribuição


  • Inclusão de todos os tratamentos já incorporados e indicados para os pacientes.

  • Estabelecimento de prazos claros para disponibilização no SUS.

  • Garantia de acompanhamento clínico adequado e rede de referência.



Caso seja paciente, cuidador ou familiar, você pode também explicar como a doença impacta na sua rotina e nas dificuldades enfrentadas com o diagnóstico, acesso e tratamento. Pode também pedir urgência na atualização do PCDT de asma para garantir acesso a tratamentos que salvam vidas.



Caso seja profissional de saúde, você pode apoiar a atualização imediata do PCDT de asma para inclusão de terapias que reduzem crises, internações e custos hospitalares e anexar dados científicos que corroboram sua opinião e experiência clínica.






Caso tenha dúvidas, preparamos um tutorial com o passo a passo para registrar a sua contribuição





Sua Voz Muda Tudo!


A consulta pública sobre a atualização do PCDT de asma é uma oportunidade decisiva para mudar a realidade de milhares de pacientes, incluindo crianças e adolescentes com asma grave no Brasil. A participação da sociedade é muito importante para ajudar a garantir que os tratamentos já incorporados sejam de fato disponibilizados.


👉 Você pode participar em bit.ly/cpatualizaasma e compartilhar com sua rede.





Cada voz conta. Juntos, podemos salvar vidas e assegurar um futuro mais saudável para os pacientes.


Se quiser apoiar ainda mais esta causa, você também pode assinar a petição que pede urgência na atualização do PCDT de asma no SUS.






Campanha #AtualizaAsma

Colabore com o Futuro.

 
 
 

Comentários


bottom of page