Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal: ANS abre consulta pública n.º 157 sobre a disponibilização de imunobiológico pelos planos de saúde
- Mayara Figueiredo Viana
- 23 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jun.

A rinossinusite crônica com pólipo nasal (RSCcPN) é uma condição inflamatória crônica, que vai muito além do incômodo causado por uma obstrução nasal. Para quem convive com ela, os impactos no dia a dia são profundos: desde dificuldades para respirar e dormir até alterações no olfato, na alimentação e na saúde mental.
Hoje, o tratamento convencional com corticoides e cirurgias nem sempre é suficiente para o controle da doença em sua forma mais severa. Por isso, terapias imunobiológicas surgem como alternativas importantes para devolver qualidade de vida aos pacientes. No entanto, ainda não estão disponíveis nos planos de saúde.
O que está em discussão?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está realizando a Consulta Pública n.º 157, aberta até o dia 1º de julho de 2025, para ouvir a sociedade sobre a incorporação de um tratamento imunobiológico para RSCcPN no rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde.
O parecer inicial da ANS foi desfavorável à incorporação. Mas essa ainda não é a decisão final.
A participação dos pacientes, familiares, profissionais da saúde e demais interessados é muito importante para auxiliar os tomadores de decisão a compreenderem os desafios enfrentados por quem convive com a doença e reconheçam a importância de ampliar as opções terapêuticas disponíveis nos planos de saúde.
O que é uma consulta pública?
É um espaço oficial de escuta promovido pelo governo, por meio de um questionário online, em que qualquer pessoa pode opinar sobre decisões que impactam diretamente a vida de milhares de brasileiros.
É uma oportunidade para que você possa contar sua experiência com a doença ou apoiar a disponibilização do tratamento nos planos de saúde. Participar é fácil, rápido e pode ser feito pelo celular, computador ou tablet, de onde você estiver.
Como participar da Consulta Pública n.º 157?
Você pode preencher o questionário e contar sua história e sua vivência com a polipose nasal. Mesmo que não conviva com a condição, você pode apoiar a incorporação do tratamento com base em evidências, por solidariedade ou atuação profissional.
📅 Prazo para participação: até 1º de julho de 2025
Vídeo Tutorial
Preparamos um tutorial para que você possa consultar em caso de dúvidas.
Com informação e participação, podemos ampliar o acesso a tratamentos inovadores e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas.
Em caso de sintomas, procure orientação médica.
Apoio: GSK
Comments